O uso da inteligência artificial na segurança patrimonial

03/10/2024 | Comentário

A segurança patrimonial engloba estratégias para a proteção de bens, pessoas e informações. Com a evolução tecnológica, especialmente da inteligência artificial (IA), houve uma evolução no aprimoramento das soluções e tecnologias relacionadas à segurança. 

A IA é capaz de superar desafios e de oferecer recursos cada vez mais sofisticados e integrados. A oferta de produtos de segurança com inteligência artificial embarcada também tem crescido e permitido a evolução que já pode ser experimentada em portarias eletrônicas, sistemas de reconhecimento facial para controle de acesso em empresas, automação, integração com câmeras de monitoramento, vigilância e muito mais. 

  • Vigilância Remota: monitoramento em tempo real de diferentes locais e sinaliza atividade suspeita para os profissionais de segurança, facilitando decisões rápidas.
  • Monitoramento Inteligente: câmeras inteligentes identificam comportamentos suspeitos, como vandalismo, além de detectar situações adversas, como a presença de armas. 
  • Reconhecimento Facial: com recursos da IA, pode-se reconhecer rostos em imagens ou vídeos, permitindo controle de acesso e verificação de identidade.
  • Análise de Dados em Tempo Real: o recurso detecta padrões suspeitos e envia alertas à segurança.
  • Internet das Coisas (IoT): permite automatizar processos, aumentar a cobertura e reduzir falhas humanas ao conectar câmeras, sensores, drones e outros dispositivos.

Às empresas, a IA pode monitorar em tempo real a localização de ativos valiosos, como veículos e cargas. Os algoritmos analisam dados de diferentes fontes para disponibilizar informações consistentes sobre a localização dos equipamentos, evitando-se, com isso, ameaças e promovendo melhorias na eficiência operacional.

No entanto, a adoção crescente da (IA) traz desafios, como privacidade e ética no uso dos dados, exigindo transparência quanto à coleta, ao armazenamento e à utilização desses dados. 

Por isso, é importante optar por empresas com confiabilidade no mercado e que esteja em contante aprimoramento tecnológico.

  • 0